Brasil Conectado

A Rede Brasil Conectado é formada por pesquisadores de Universidades Federais e Privadas de todos os Estados do País com o objetivo de desenvolver pesquisas nacionais e comparativas.

Intercom reúne pesquisadores da Rede para exposição de resultados nacionais

Deixe um comentário


mesa Intercom Nacional

Mesa teve a participação dos professores Maria Ataíde Malcher (UFPA, à esq.), Matheus Felizolla (UFS), Mariângela Toaldo (UFRGS), Anderson Ortiz (Facha/ESPM) e Márcia Gomes (UFSM).

A mesa Jovem e Consumo Midiático em Tempo de Convergência, realizada durante o Intercom Rio 2015 (XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), reuniu no dia 5 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os professores Maria Ataíde Malcher (UFPA), Matheus Felizolla (UFS), Anderson Ortiz (Facha/ESPM) e Márcia Gomes (UFSM) e teve como mediadora a vice-coordenadora da Rede, Mariângela Toaldo (UFRGS). Os membros da mesa apresentaram resultados finais do questionário online, última fase da pesquisa que tem como objetivo conhecer as realidades regionais brasileiras de jovens quanto aos usos e apropriações de recursos multimidiáticos.

Para Anderson Ortiz, houve grande envolvimento dos particpantes. “Muitos dos que estiveram lá fazem pesquisa na área e mostraram-se muito interessados nas informações apresentadas sobre a pesquisa e sobre o método adotado em suas diferentes etapas”. O auditório com 50 assentos permaneceu ocupado durante as duas horas de encontro. Mais de 100 pessoas circularam pela sala durante a exposição. “Havia pessoas sentadas no chão e outras em de pé à porta da sala”, complementou.

Após a apresentação de resultados da pesquisa, os participantes realizaram um debate entre coordenadores e outros membros de equipes que integram a Rede, entre eles Jane Marques (PA), Sandro Colferai (RO), Deodato Libanio de Paula (MT), Camila Augusta Pereira (RJ), Roni Peterson (RO), Karoline Grubert (MS), Miriam Rossini e Juliana Balhego (RS), Vitor Braga, Bluesvi Santos e Wendell Macêdo (SE).

O encontro terminou com a divulgação do livro Brasil em Números (Ed. Insular, 2014), que apresenta dados para pesquisas de comunicação e cultura em contextos regionais. Organizado por Mariângela Toaldo e coordenado por Nilda Jacks, é fruto do trabalho da Rede e contempla um resumo de informações sobre a história, economia, geografia, educação, cultura, religião, renda, demografia, tecnologia, estrutura midiática tradicional e digital.

mesa Intercom Nacional     mesa Intercom Nacional

20150905_144331[1] (2)      20150905_145951[1]      mesa Intercom Nacional20150905_163149[1]

Anúncios

Autor: brasilconectado

A Rede Brasil Conectado é formada por pesquisadores de Universidades Federais e Privadas de todos os Estados do País com o objetivo de desenvolver pesquisas nacionais e comparativas. Atualmente, a rede desenvolve a pesquisa “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência”, a fim de conhecer as realidades regionais brasileiras no que diz respeito aos usos e apropriações dos recursos multimidiáticos em processo de convergência, por parte dos jovens nas diferentes regiões do país. A rede é coordenada pela professora Nilda Jacks, com a vice-coordenação de Mariângela Toaldo, ambas da UFRGS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s